Desenvolvimento de Ki


DESENVOLVIMENTO DE KI   NO COTIDIANO 

O Ki-Aikidô é uma arte marcial japonesa, cuja ênfase é a unificação de mente e corpo e como movimentar-se em harmonia com o oponente.
O que é unificação de mente e corpo? 

Em uma palavra, é consciência. Quer dizer ser e estar presente em qualquer momento de sua vida. Nossa mente é impalpável e muito móvel. 

Na mente, podemos ir do aqui e agora para o passado e o futuro, ou para lugares distantes, num instante. Nosso corpo, por outro lado, só vive o presente. 

A arte de estar presente, então, significa centrar a mente junto com o corpo. Isso é a essência das práticas do Ki-Aikidô e Desenvolvimento de Ki.

Nós temos princípios e exercícios básicos para aprender como unificar mente e corpo e manter esta unificação em qualquer situação, enfrentando qualquer desafio. 

Nós começamos com movimentos simples e gradativamente passamos para mais difíceis.
O estudo de Ki-Aikidô tem dois aspectos. O Desenvolvimento de Ki é o estudo da unificação de mente e corpo e o Ki-Aikidô é a arte marcial da harmonia.

O Desenvolvimento de Ki é tanto um complemento para o estudo do Ki-Aikidô quanto uma prática de vida que pode ser feita e usada por pessoas para melhorar o desempenho em qualquer tipo de atividade.

 Numa aula de Desenvolvimento de Ki o aluno aprende os quatro princípios básicos de unificação de mente e corpo, atravès de movimentos suaves, exercícios de respiração e meditação. 

Aprende a centrar a mente junto com o corpo e levar este centramento para as atividades diárias.

Esta prática tem raizes profundas na cultura e artes japonesas antigas. Koichi Tohei, fundador do Ki-Aikido, pegou os pontos úteis e criou este sistema. 

O insight dele foi este: nós precisamos ter como usar a essência destas artes em nossas vidas agora, no início de um novo milénio. Ele estudou, experimentou e apurou este sistema durante muitos anos com pessoas de todos os tipos e situações da vida.

Se o estudo de Desenvolvimento de Ki é bom para aprender a achar um centro calmo e manter a presença de espirito em movimento, a prática do Ki-Aikidô leva esta unificação de mente e corpo para uma situação mais intensa ainda. 

Na arte marcial, o aluno tem que aprender a manter a unificação e calma quando está sendo atacado e movimentando-se com precisão e rapidez. 

O Ki-Aikidô é uma arte muito especial. Os movimentos dele partem de um princípio de harmonia. O praticante nunca vai contra a força do ataque, mas usa-a para projetar ou imobilizar o oponente. 

 Assim, todos os movimentos são circulares e fluem junto com a direção do ataque, terminando numa queda ou rolamento para quem atacou. 

O pré-requisito para uma projeção de Ki-Aikidô é um estado de calma e neutralidade de espirito da parte do praticante. Só assim, pode devolver a energia do ataque para o atacante com suavidade e gentileza. 

Quando o ataque(qualquer tipo de ataque) provoca medo ou sensações de insegurança (como frequentemente faz) a tendência é forçar a outra pessoa. O movimento resultante já não parte mais do princípio de harmonia. 

Assim, a prática do Ki-Aikidô é um exelente laboratório para o aluno aprender a levar a mente e corpo calmos e relaxados para os desafios e conflitos interpessoais da vida. 

Praticando os movimentos diáriamente, o aluno transforma, de dentro para fora, a maneira de lidar com conflito e estresse. 

Uma boa prática de Ki-Aikidô e Desenvolvimento de Ki começa na aula e se espalha por todos os aspectos da vida.

Outro aspecto importante da prática de Ki-Aikidô e Desenvolvimento de Ki é o "dojo".

Dojo, em japonês, significa "lugar de treinamento", mas na verdade se estende muito alem do lugar. Um dojo é um grupo de pessoas que praticam juntas e se ajudam a crescer e se compreender. 

A prática em grupo permite que todos os envolvidos se espelhem uns nos outros e usem este reflexo para polir seu próprio espirito.

Precisamos sentir para entender e acreditar. O que nós podemos sentir e usar em nossa vida real torna-se uma parte de nós mesmos. 

Este é o teste final de qualquer tipo de treinamento e o objetivo do Ki-Aikidô.


Russel Jones (6Dan Ki-Society)

Lael K. Keen  (5Dan Ki-Society)