Ki-Aikido




KOICHI TOHEI SOKE-10 DAN (1920-2011)

Biografia de Koichi Tohei:

Nascido em 1920 em Tóquio, mudou-se quando jovem para a Prefeitura de Tochigi, onde passou sua juventude. Sua saúde frágil durante a infância forçou-o a visitar o hospital com frequência. Pela insistência de seu pai, começou a praticar judo. Fortalecendo-se em certo grau, aos quinze anos obteve sua faixa preta e aos dezesseis, entrou para o programa preparatório da Universidade Keio. Continuou a praticar judo entusiasticamente, mas contraiu uma pleurite como resultado do treinamento excessivo e foi forçado a deixar a escola por um ano. Durante esse período, dedicou-se ao treinamento pessoal em misogi kokyuho, Zen e outros tipos de disciplina.

Aos dezenove anos, conheceu Morihei Ueshiba e se tornou seu aluno. No curto período de meio ano, tornou-se o representante do fundador (dairi) e, sem ter recebido ainda qualquer grau oficial em aikido, foi enviado para ensinar na Academia de Polícia de Nakano e na escola particular de Shumei Okawa.

Aos vinte e três anos, foi convocado para o serviço militar e aprendeu sob fogo o segredo de dirigir o ki para um ponto no baixo abdomen (seika no ittem).

Entre 1953 e 1971 visitou os Estados Unidos em quinze ocasiões, ensinando e divulgando o Aikido e os principios do ki . Tohei recebeu o décimo dan do Aikido em 1969. Serviu como Diretor dos Shihan (Shihan Bucho) e Diretor (Riji) do Aikikai até deixar essa organização em 1974.

Tohei fundou a Ki Society (Ki no Kenkyukai) em 1971 (reconhecida como uma organização sem fins lucrativos em 1977), a qual ainda preside. A Ki Society é a única organização no Japão especializada em treinamento de ki que foi reconhecida como entidade sem fins lucrativos pelo Ministério do Bem-Estar Público.

Segundo o fundador do Ki-Aikidô e da Ki Society, Koichi Tohei Sensei, “através da verdadeira experiência do fluxo de Ki no corpo, você pode produzir um movimento que é livre e belo. Ele ajuda a polir sua personalidade e suavizar suas relações com os companheiros de trabalho e os membros da família. Isso será efetivo em todas as situações de sua vida.”

O “Ki-Aikidô”, ou Shinshin Toitsu Aikidô é uma arte marcial japonesa cujo objetivo não é vencer o oponente, mas sim adquirir o verdadeiro senso de unificação da mente-corpo por meio do estudo de que “a mente move o corpo” (princípio do Ki).

No oriente, a palavra Ki faz parte do dia a dia das pessoas. Byoki é falta de Ki, estar doente; Genki é ter Ki, estar saudável. O desenvolvimento de Ki é o caminho para se conquistar vidas plenas: nos relacionamentos pessoais, nos negócios, no trato com o estresse do dia-a-dia, na autodefesa, nos esportes, nas artes, na música, no bem-estar e na saúde.

Ki é um conceito oriental que pode ser traduzido como “energia vital” ou menor partícula da qual se compõe a realidade, a força que permeia o universo e a vida. Também conhecido como “Chi” na China, o “ki” não é um conceito místico ou filosófico, nem é algo que pode ser compreendido por meio de livros ou vídeos. É por meio de treino e sensibilização que se descobre o Ki. É pela unificação de mente e corpo que se desenvolve o Ki.

O real valor da prática do Ki-Aikidô está no desenvolvimento do espírito de não-conflito consigo mesmo. Desde a juventude, somos ensinados a reagir a qualquer tipo de agressão com agressão, de forma física, mental ou mesmo emocional, acumulando raiva e ressentimento.

Em um Dojo de KI-Aikidô, com as técnicas de ser atacado repetidamente, aprende-se, com a ajuda de professores experientes, que, seguindo de forma calma os princípios do Ki-Aikidô, consegue-se resolver o problema de um agressor fora de controle, e, ao mesmo tempo, não se perde o controle físico e emocional, sem com isso depositar mais lixo emocional no subconsciente.

Desse modo, sempre gradual, a mente subconsciente começa a ficar limpa da negatividade, medo e sentimentos de raiva, tornando a vida leve, clara e feliz.

KOICHI KASHIWAYA SENSEI (8th DAN KI SOCIETY)


Koichi Kashiwaya iniciou o treinamento de Aikidô em 1969 no Japão. Aluno de Koichi Tohei Sensei, 10o dan, começou a lecionar nos Estados Unidos, em 1971, na Seattle Ki Society.

Foi indicado como Instrutor-chefe da Ki Society dos Estados Unidos por Tohei Sensei em 1983. Possui atualmente o 8o Dan em Shin Shin Toitsu Aikidô, o grau de Okuden em Desenvovimento de Ki, um cargo de professor na Ki Society International, além de juiz da International Taigi Competition.

INTERNATIONAL KI SOCIETY


A International Ki Society foi estabelecida em 1971, por Koichi Tohei. Seu propósito é ensinar os princípios do Ki (as fundações das artes do ki-Aikidô) na vida diária.

O poder que muitas pessoas pensam possuir representa apenas uma pequena parte, o segmento visível de um iceberg que flutua na superfície da água.

Muitos esquecem que possuem o poder da mente e do corpo unificados, algo muito maior, como a parte do iceberg que não é vista por estar sob a água. Desconhecendo este verdadeiro poder e sua relação com o presente, fica-se suscetível às constantes mudanças sociais, políticas e econômicas, o que gera sofrimento e doenças.

A Ki Society indica o caminho para a unificação da mente e corpo e permite ao praticante vivenciar seu verdadeiro e natural poder, possibilitando-lhe conquistar uma vida feliz, saudável e em busca da construção de uma sociedade mais pacífica.